quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Rendimento dos alunos do ProUni

Discussões e mais discussões sobre o que os alunos vindos do programa do ProUni vem fazendo nas universidades, são comuns em todo o tipo de conversa, desde os letrados e especialistas até roda de amigos no bar da esquina.

Quem que nunca participou de uma dessas conversas e de repente alguém disse que o nível do ensino superior iria cair por causa dos "pobres" que iriam entrar na faculdade, uma vez um conhecido me disse que o ProUni é culpado por deixar alunos "favelados" entrarem em um ambiente onde eles não pertenciam, eu já vi comentários piores que esse.



Como eu disse num post antigo, isso é chamado de senso comum, que nesse caso não é proveitoso para nada. Para provar que essas pessoas estão completamente erradas, eu achei uma matéria no próprio site do MEC falando sobre o rendimento dos alunos vindos do ProUni.

Essa matéria parece ser um pouco velha (não tem data) mas nela mostra que o rendimentos dos alunos bolsistas do ProUni, integral ou parcial, tem o desempenho muito acima do esperado, chegando a superar alunos vindos de ótimos colégios particulares, isso não quer dizer que o fato do aluno ser bolsista é uma vantagem, pois, ser bom ou não vai depender do esforço de cada aluno, mas o fato de ser bolsista mostra que esses alunos que talvez nunca teriam oportunidade de cursar uma faculdade, tem o seu valor.

Isso serve para mostrar os elitistas brasileiros que esse programa, mesmo cheio de falhas, veio para acabar com a ideia de que quem nasce em berço de ouro tem direito a educação.


_____________________________________________________
fonte: PORTAL DO MEC 

minha opinião sobre os defeitos da Educação e consecutivamente do ProUni serão discutidos futuramente

6 comentários:

Unknown disse...

Penso que quem luta por uma bolsa e consegue tende a valorizar mto mais o estudo a que se propôs aprender; realmente é uma pessoa esforçada e que pode ser um profissional de destaque no mercado, pq há mtos que querem somente o 'canudo'...

Allan Lemos disse...

ProUni veio para tentar ao menos diminuir a diferença presente na educação superior, apensar de ter precisado disso, tenho amigos que foram deneficiados e hj estão se formando como excelentes profissioanais.

Tiemi disse...

Essas pessoas que conseguem bolsa muitas vezes são muito mais esforçadas.

E tem tanta gente que tem tudo, pode estudar em uma escola boa e não aproveita =/

Rafael Rosa disse...

muito bom o texto: crítico e de impacto social.
Em relação a essa questão das pessoas "elitizadas" pensarem que os "pobres" não são capazes de fazer um percurso digno durante a graduação... pense ser uma questão de mentalidade, na qual as prerrogativas do status quo são posta em cheque na medida em que os ditos pobres e favelados estão ganhando acesso e subindo degraus sociais e econômicos.


Uma vez mais...
belo blog.
Continue.

Passa lá:
http://pensesequizer.blogspot.com

Pobre esponja disse...

Não sou a favor de bolsas, cotas, por achar que o ensino acaba caindo um pouco. Creio que a melhor medida de ressarcir os que merecem seria fazendo cursinhos bons e gratuitos, para que entrassem tão preparados quanto.
Mas é um assunto complexo ao extremo.

abç
Pobre Esponja

Anônimo disse...

Sou bolsista PROUNI e na minha turma os bolsistas estão a frente de todos os outros alunos no desempenho escolar.