domingo, 13 de fevereiro de 2011

Comentando a leitura


Hoje pleno domingo a tarde, um calor de fazer qualquer um morrer de vontade de cair em uma piscina, eu estou em casa ESTUDANDO um texto para amanhã. O texto é uma introdução a Psicologia, já que a disciplina é Psicologia da Educação e é a primeira vez que tenho contato com o tema, é claro que a primeira leitura é uma introdução.



Já no inicio da leitura, eu me deparei com um assunto que eu falei aqui bem no começo e bem simplificado sobre o Senso Comum, no livro recebe uma definição de "conhecimento espontâneo" e que é passado de geração para geração, também diz que é um conhecimento que vai do habito à tradição.
No entanto o que define a ciência é a capacidade de se afastar dos acontecimentos do cotidiano e tentar entender o que está acontecendo e tentar sistematizar de uma forma clara e concreta. O conhecimento popular para se tornar científico é um estudo aprofundado e uma esquematização com uma linguagem precisa e rigorosa, e por fim é preciso um objeto especifico de estudo.
Essas definições "complicadas" são apresentadas pelo livro para que seja mais "simples" o entendimento de uma psicologia comum da psicologia científica.
Confesso que para mim é bem complicado, é tudo muito complexo e não existe uma "formula mágica" para entender o ser humano, mas até mesmo para começar a intender a psicologia é nescessario intender alguns conceitos já estabelecidos a algum tempo. Espero me dar bem nessa disciplina.

Um comentário:

Roseane disse...

Já fiz essa disciplina, e não achei muito interessante. Sou do curso de Letras. Mas claro, sempre há o que aproveitar nas disciplinas.

Me identifiquei muito com o seu blog. No meu, também compartilho algumas leituras e trabalhos feitos em aula. Parabéns pelo blog!

Abraços!

http://inutilidadesliterariaseafins.blogspot.com/