domingo, 6 de janeiro de 2013

A CULPA NÃO É DO FUNK




video meramente ilustrativo rsrs


A guerra mortal entre estilos musicais foi vista por mim pela primeira vez no nosso querido e amado ORKUT. Eu lembro que era comum ver comunidades do tipo, "EU AMO ISSO.." "EU ODEIO AQUILO" dentre outras. E sempre o alvo do ÓDIO é nosso querido FUNK brasileiro, o ódio é tanto que passou para o Facebook e já chegou a frequentar algumas aulas que tive na universidade e em algumas conversas que tive com professores, que atribuíram ao funk parte da culpa pela falha de alguns alunos.
Mas será mesmo que o funk é o problema?



De acordo com a wikipedia, o funk carioca tem origem de musicas vindas dos EUA, e por volta dos anos 80 a batida veio acompanhada com apelos das comunidades carentes e também narrava o cotidiano das favelas.
Bom, a origem do funk brasileiro não é discutida atualmente, o que vem sendo criticado é o apelo sexual e letras que falam de vida de bandido e muitas outras ruins que não valem a pena serem citados.
O problema é que enquanto o funk estava só lá na sua comunidade, ele não incomodava ninguém então não era visto como problema, ele era visto somente como musica de pobre, mas quando ele atingiu a classe media e alta (abordando temas ligado a sexualidade, que já eram abordados por outros vários estilo musicais) muitos começaram a ficar preocupados com a mensagem que o funk estava passando, sem notar que tanto o funk quanto outros estilos musicais estavam reproduzindo apenas o que a mídia já estava transmitindo.

O problema é social, o Brasil é conhecido como um dos melhores no football mas está entre os piores na educação, dizer que a educação publica no pais é precária não adiantaria de nada, pois infelizmente boa parcela da população não dá importância a educação brasileira.



 O objetivo aqui não é defender o funk nem ir contra, eu só quero criar um momento de reflexão sobre o momento que a educação brasileira vem passando, e isso vem se refletindo na nossa musica, pois quanto mais simples, chiclete e falando de sexo MAIS a população vai consumir, e as vezes bons artistas tem que se rebaixar para poder sobreviver.

Eu como professor penso que os pais deveriam ter um pouco de consciência, não é problema nenhum gostar de musica, dançar e falar bobeira mas se queremos uma mudança nós devemos pelo menos guardar um pouco mais nossas crianças. Adulto pode gostar do que quiser, mas criança tem que gostar de PATATI PATATA, GALINHA PINTADINHA e outras coisas do tipo.



GOSTARIA COMENTÁRIOS, SUGESTÕES E CRITICAS o assunto é polemico e eu não consegui dizer tudo que estava pensando, talvez alguem concorde comigo, e gostaria do feedback.

2 comentários:

Unknown disse...

Achei o tema super interessante e concordo que hoje em dia o apelo sexual transmitido através das músicas (principalmente do Funk)é espantoso e cada vez mais está difícil resguardar nossas crianças desse "estilo musical". Eles aprendem a letra todinha da noite pro dia...é impressionante!
Meu filho mais novo vive cantando essas porcarias... mas ainda curte muito PATATI PATATÁ, GALINHA PINTADINHA e outros... Acho que tudo tem seu tempo e sua hora pra acontecer... então, a gente (os pais) vai tentando educá-los, direcioná-los da melhor forma possível, mas confesso: NÃO É TAREFA FÁCIL!
Parabéns pela postagem!

Filipe Bitencourt disse...

Essas discussões sobre o funk, não valem a pena, não podemos esquecer que isso já faz parte da nossa cultura.
abraaços