terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Se dedicar para?


Se dedicar a algo ou a alguem é algo complexo, e o nível de exigência as vezes ultrapassa o que podemos suportar. Quando vi essa imagem rolando no facebook outro dia eu parei pra pensar, e hoje quero compartilhar um pouco desse devaneio que tive.



A palavra DEDICAÇÃO é interpretada por muitos, simplesmente como investir tempo e esforço aos estudos ou à carreira, e isso é passado de pai pra filho de uma maneira distorcida. Como professor eu sinto que cada dia mais estamos fazendo nossos pequenos ocuparem seu tempo com coisas de adulto e não vivendo sua infância, e as vezes matamos o desejo de uma criança de seguir uma profissão por conta dela não "dar dinheiro", e isso fica pior quando chegam na adolescência, além de estar na fase onde tudo é novo e os hormônios estão pulsando eles tem que decidir o que estudar, o que fazer da vida e muitos não estão preparados para isso. Sei da importância da dedicação aos estudos, principalmente na adolescencia mas eu discordo disso em alguns pontos.


Em uma conversa a Camila, (uma aluna que me mata de orgulho por ter um blog e escrever muito bem), do blog Binder de Brinde,  chegamos a uma conclusão que mesmo em situações diferentes sempre achamos que poderíamos nos dedicar mais aos nossos estudos, e que se agente pudesse mudar o passado talvez hoje seriamos melhores de alguma forma.


 Mas e se pararmos de olhar para o passado que não fizemos e olharmos para o futuro com um outro ponto de vista? Será que continuaremos pensando que temos que nos dedicar somente a uma carreira e estudos, ou investir tempo em relações baseadas em meros interesses econômicos? Será que não está faltando aprender a se dedicar mais a família e amigos?

Não estou dizendo que dedicar aos estudos não é bom, eu sempre "pego no pé" dos meus alunos para estudar, mas não deixo de afirmar que as relações humanas são as mais importantes e que ter alguem que estará do nosso lado mesmo que daqui a muitos anos é algo que não tem preço.




Para terminar eu deixo a pergunta da primeira foto e do video em aberto, porquê se questionar todos os dias sobre o que fazemos e o que somos pode ser uma grande ferramente para nos ajudar a ser alguem melhor.

Um comentário:

KGeo disse...

eu acho que a pessoa tem que dedicar a superar os erros