quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Você participa da educação do seu filho?

Ontem, plena terça feira, eu fui no cinema com minha namorada para assistir o filme Detona Ralph, eu tinha visto vários trailers e estava curioso para assistir.


 O melhor de ter ido ver o filme foi ver a quantidade de crianças que tinha no cinema, eu me senti um velho, e eu queria parabenizar os pais que levam seus filhos no cinema, vocês não sabem o bem que isso faz para a criançada.

Mas o que tem o filme a ver com o titulo do post?

O meu objetivo nesse post não vai ser comentar o filme, apesar de eu ter gostado, eu quero compartilhar alguns pensamentos que tive ao refletir sobre aqueles pais que levaram seus filhos no cinema, e algumas outras conclusões que tive sobre isso ao decorrer da minha trajetória.





No meu outro post A culpa não é do funk eu conclui meu pensamento meio confuso falando que os pais deveriam participar da educação dos seus filhos.

Na minha experiência como professor de inglês eu vi casos onde os pais mal sabiam onde a escola dos filhos ficava, eles mal sabiam o que os filhos tinham que estudar em casa e muito menos o nome do professor dos filhos.

Outro caso alarmante aconteceu na igreja que sou membro, os adolescentes confessaram que sentem falta da presença dos pais no seu dia-a-dia e em situações rotineiras, eles disseram que os pais vivem ocupados e raramente tem tempo para os filhos.

 Em 2012 eu tive 2 experiências em escolas publicas do ensino fundamental, uma coisa que me deixou bem preocupado, em uma das escolas aconteceu uma excursão para o cinema, (infelizmente foi no dia que eu não estava na escola), a coordenadora disse que mais da metade das crianças da escola entre 6 e 8 anos NUNCA tinha ido ao cinema, e nessa mesma escola existe um projeto onde os alunos levam para casa 1 livro por semana para ler, eu cheguei a perguntar para uma turma de alunos de 7 anos se os pais participavam, e ACREDITE quase nenhum pai sabia que o filho tinha um livro por semana para ler.

Nos meus relatos uma coisa preocupante tem que ser chamada a atenção, NÃO IMPORTA a classe social, escola publica ou particular, os pais não tem sido presentes na vida dos filhos, e cada um tenta suprir essa falta com alguma coisa, ou as vezes nem isso tenta.

Repito, NÃO IMPORTA A CLASSE SOCIAL, se você tem filhos tente ser mais presente, conversar, ver algo juntos, se importar com os sentimentos dele, conhecer os amigos e você FILHO não culpe seu pai, tente entender os motivos dele, tente ajuda-lo talvez ele quer muito fazer parte da sua vida mas não sabe como fazer isso.


3 comentários:

Unknown disse...

EXCELENTE POST!!!!

Bom, eu tento AO MÁXIMO estar presente na vida dos meus filhos, mas confesso: É SUPER DIFÍCIL! Porque? Bom, no que tange a vida escolar,MEU FILHO mais velho simplesmente NÃO QUER que participemos. Está sempre nos escondendo os fatos... quando perguntamos sobre trabalhos, provas etc... a resposta é sempre a mesma: está tudo em dia, não me enche (na verdade a resposta é mais cabulosa). Pra vc ter idéia, apesar de ter passado de série, seus cadernos estavam praticamente em branco... como pode isto? Na minha época, ficava com os dedos adormecidos de tanto copiar coisas...Enfim, entre uma chamada e outra da Diretora, uns puxões de orelha aqui e ali, salvaram-se todos. ESPERO que 2013 seja bem diferente no que diz respeito a este assunto. Continuarei de olho nele :D

Anna Roubaud disse...

Muito bom o seu blog! Adorei, bom trabalho!

Unknown disse...

Meu filho ira sempre ao cinema nunca assistira televisão kk