terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Fevereiro de Oportunidades



Enquanto o Brasil se prepara para a "grande festa" do carnaval, EU e uma boa parcela de estudantes, (os verdadeiros HERÓIS do país), se preparam para voltar à rotina árdua dos estudos.
Particularmente para mim esse momento tem um gosto diferente por ser o último ano da graduação.
A vida de um estudante passa por varias fazes, e eu estou entrando na parte mais complicada, além de eu estar recomeçando minha carreira em um novo emprego, (continuo como professor de inglês),  estou no final do curso, faltam dois semestres para terminar a graduação.
Eu chamo a fase que estou de inicio do TCC, outro dia em meus devaneios eu dei nome a algumas fases que vivemos durante a vida universitária, eu tirei base do que vivi e o que vou viver, são elas..


  • Tudo é lindo: No inicio tudo é novo, e chamativo, o sentimento de PASSEI NO VESTIBULAR é muito latente;
  • Eu amo todos: Novos colegas, regras diferentes, esse é um sintoma muito presente em quem acabou de sair do ensino médio;
  • FERIAS SUA LINDA: Sentimento constante no final de todo semestre;
  • Por que eu to nesse curso: momento em que o curso começa a apresentar coisas que não são tão belas. Nesse momento muitos pensam em desistir do curso.
  • Não sei o que quero da vida: Seja no inicio ou assim que se forma, todo estudante sente isso, buscar pela identidade profissional é fundamental, esse é o momento em que existe o maior numero de desistências ou trocas de curso.
  • Não aguento mais estudar: O famoso "QUINTO" período, eu passei por ele e não foi fácil, muito amigos e conhecidos disseram o mesmo, pode não ser o quinto, mas o sentimento de que não vai dar conta costuma acontecer no meio do curso.
  • Agora não tem volta: Se você passou da metade do curso e superou o sentimento de não querer mais estudar é hora de levantar a cabeça e enfrentar o que vier;
  • Por que eu não me dediquei assim desde o inicio?: Eu me deparei com essa fase semestre passado, quase no fim do curso você descobre o potencial que tem, e imagina que se tivesse se dedicado assim desde o inicio já estaria dando aula para os professores;
  • Inicio do TCC: Momento que vivo, não faço ideia do que fazer no TCC, não sei o grupo, não sei de nada, só sei que quero terminar.
  • Contagem regressiva para a formatura: Sonho de todo o estudante, contar os dias para se formar, o único ruim dessa fase é que está à frente é apresentar o trabalho final.
  • Finalmente livre: sentimento pós-formatura, quero sentir esse gostinho ainda.
  • Aqueles foram os melhores anos da minha vida: Sentimento de nostalgia, as vezes meio hipócrita, durante a faculdade a turma quase se matava, os grupinhos eram nítidos e todos terminaram o curso se odiando, depois de uns três anos de formados alguns se deparam com esse sentimento.

Como eu disse, foi um devaneio de final de ferias misturado com um pouco de ansiedade.
Se você leitor também vê seus estudos assim ou se tem visões diferentes sinta-se a vontade de deixar seu comentário.

Um comentário:

Unknown disse...

Dahora esse post...eu já passei por isto e é assim mesmo...vc descreveu bem todas as etapas. Pra mim, o 5º período tmb foi o maissss difícil (quase chutei o balde. Mas valeu a pena quando cheguei ao final, com aquela sensação de "dever cumprido" sabe. E hoje, só me resta a nostalgia...